O juri, composto de cinco homens e duas mulheres, passou mais de 14 horas tentando chegar a uma deliberação entre ontem (31/05) e hoje, analisando seis semanas de depoimentos. Considerando que o caso tramita na esfera civil, no Tribunal do Condado de Fairfax, na Virgínia, Estados Unidos (EUA), não estava em jogo a possibilidade de nenhum réu ser preso. Heard estava presente no tribunal em Fairfax, Virginia, para ouvir o veredito, enquanto Depp assistiu à decisão por vídeo, na Inglaterra, onde participou, como guitarrista, de dois shows do Jeff Beck. Apesar de ambos terem sido condenados, Depp foi considerado o “vencedor” do caso, que tomou proporções gigantescas devido à exposição midiática. Tanto que Amber escreveu um comunicado após o resultado, onde lamentou a decisão do júri. Depp, mesmo também condenado, comemorou a decisão do juri:

Condenações

Os U$ 15 milhões que Amber foi condenada a pagar foram divididos em US$ 10 milhões em danos compensatórios e US$ 5 milhões em danos punitivos. Mas a juíza Penney Azcarate reduziu o valor de danos punitivos para US$ 350 mil, por esse ser o valor máximo no estado da Virgínia. Com isso, o valor foi corrigido a US$ 10,35 milhões. Já o astro de Piratas do Caribe também foi condenado a pagar US$ 2 milhões a Heard por danos compensatórios e nada para danos punitivos. Com isso, o valor, na íntegra, foi mantido.

Relembre o caso

Depp processou Heard por U$ 50 milhões em 2019 alguns meses depois que a atriz publicar um artigo de opinião no Washington Post, onde ela acusara o ator de violência doméstica durante o casamento dos dois. Já Heard processou Depp por U$ 100 milhões por, supostamente, ter sido difamada por um antigo advogado dele. Ambos também afirmam que suas carreiras sofreram devido às acusações. Cerca de 20 anos mais nova que Depp (ele com 58 e ela com 36), seu primeiro grande trabalho foi no filme Pineapple Express, em 2008. Mas quando The Rum Diary foi lançado, aí sim a atriz começou a ser bastante notada pela indústria e pelo público; nesse mesmo trabalho que ela conheceu Depp, mas na época em que ambos os atores já estavam num relacionamento com outras pessoas. Em 2015 eles se casaram, mas a relação durou cerca de 15 meses, com o divórcio oficializado em 2017.

Leia a declaração de Amber Heard na íntegra:

“A decepção que sinto hoje vai além de palavras. Estou de coração partido que a montanha de evidências ainda não foi suficiente enfrentar o poder e influência desproporcionais do meu ex-marido. Estou ainda mais decepcionada com o que este veredito significa para outras mulheres. É um retrocesso. Ele atrasa o relógio para um tempo no qual uma mulher que falava e acusava poderia ser publicamente envergonhada e humilhada. Traz de volta a ideia de que violência contra mulheres deve ser levada a sério. Eu acredito que os advogados de Johnny foram bem-sucedidos em conseguir que o júri ignorasse a questão principal da liberdade de expressão e ignorasse provas tão conclusivas que ganhamos no Reino Unido. Estou triste por perder este processo. Mas estou ainda mais triste por aparentemente ter perdido um direito que eu pensei ter como americana – o de falar livremente e abertamente.”

Depp também se manifestou nas redes sociais

“Há seis anos, minha vida, a vida dos meus filhos, a vida das pessoas mais próximas a mim, e também a vida das pessoas que por muitos e muitos anos me apoiaram e acreditaram em mim foram mudadas para sempre. Tudo em um piscar de olhos. Alegações falsas, muito sérias e criminais foram feitas a mim através da mídia, o que desencadeou uma enxurrada interminável de conteúdo odioso, embora nenhuma acusação tenha sido feita contra mim. Ele já havia viajado ao redor do mundo duas vezes em um nanossegundo e teve um impacto sísmico na minha vida e na minha carreira. E seis anos depois, o júri me deu minha vida de volta. Estou verdadeiramente humilhado. Minha decisão de prosseguir com este caso, sabendo muito bem a altura dos obstáculos legais que eu enfrentaria e o inevitável espetáculo mundial em minha vida, só foi tomada após considerável reflexão. Desde o início, o objetivo de trazer este caso era revelar a verdade, independentemente do resultado. Falar a verdade era algo que eu devia aos meus filhos e a todos aqueles que permaneceram firmes em seu apoio a mim. Sinto-me em paz sabendo que finalmente consegui isso. Estou, e tenho sido, oprimido pelo derramamento de amor e pelo colossal apoio e bondade de todo o mundo. Espero que minha busca para que a verdade seja dita tenha ajudado outros, homens ou mulheres, que se encontraram na minha situação, e que aqueles que os apoiam nunca desistam. Também espero que a posição agora volte a ser inocente até que se prove a culpa, tanto nos tribunais quanto na mídia. Desejo reconhecer o nobre trabalho do Juiz, dos jurados, da equipe do tribunal e dos xerifes que sacrificaram seu próprio tempo para chegar a este ponto, e à minha equipe jurídica diligente e inabalável que fez um trabalho extraordinário ao me ajudar a compartilhar a verdade. Veja também: Para saber mais sobre o caso, confira nosso artigo que detalha a troca de acusações em processo milionário de Johnny Depp e Amber Heard. Fontes: Insider | Entertainment Tonight | CNN

Desfecho do caso Johnny e Amber  veja o resultado final do julgamento - 90